A revista "Vida Mundial" e a música popular
Depois de já ter marcado presença, em Dezembro de 1970, na revista "Vida Mundial", a 13 de Agosto de 1971, Bob Dylan regressa às páginas da revista, desta vez com direito à capa e um extenso artigo de 7 páginas assinado por Fernando Dil.
É sob o título "Bob Dylan: O Profeta" que o nº 1679 da revista "Vida Mundial" sumariza a carreira de Bob Dylan e os seus 11 álbuns de originais.
"Perguntam-me frequentemente se eu penso ser portador de alguma mensagem. Ora, para mim, a palavra "mensagem" não existe e nenhum cantor poderá pretender tal coisa... Um dia reunirei trinta sindicalistas em Town Hall e, então, isso fará um belo espectáculo de mensagens." - Bob Dylan.
Já tudo foi dito sobre Bob Dylan, em particular agora que teve o prémio Nobel da Literatura, interessante lembrar o que em 1971, uma revista como a "Via Mundial" com o selo de "Visado Pela Censura", dizia sobre o "profeta".
"...Bob Dylan é mais poeta do que músico. Pelas notas da sua viola atravessa toda a ironia corrosiva dos seus poemas."
...
"Depois do acidente de moto de 1966, "apresentou-se ao vivo" apenas três vezes. E numa delas, na Ilha de Wight, com uma viola e catorze poemas pôs duzentas mil pessoas em delírio."
"... a partir de Bob Dylan a "pop-music" passou como que a agrupar uma curiosa força ideológica, um novo pensamento"
"a denúncia de alienação da sociedade e o seu grito a chocar-se contra um mundo de betão e aço, impulsionado por sons amalgamados de "blues" negro e de folclore branco, passaram a significar toda a súbita consciência de uma geração de americanos e a simbolizar o voo livre de cada um deles, o seu protesto, a sua canção: "protest songs"."
"Foram sete as canções gravadas; todas tipicamente "folk". E foi daí que ele "nasceu, com uma guitarra simples, uma voz rouca, textos ricos e uma harmónica bucal."
"Naquele Agosto de 69, em Wight, estavam distantes e ausentes Dylan e o seu público."
"... poderemos arriscar dizer que Dylan - Buda da "pop-music" - perde-se hoje por entre os seus milhares de continuadores, no meio do próprio fenómeno de mutação que tentam compreender."
À data da publicação deste nº da "Vida Mundial" o disco mais recente de Bob Dylan era "New Morning" editado no final do ano anterior, dele recuperamos o tema título.
Bob Dylan - New Morning
Sem comentários:
Enviar um comentário