domingo, 1 de maio de 2016

The Spencer Davis Group - Dimples

O British Blues


Os britânicos The Spencer Davis Group constituíram-se em 1963 e nele destacavam-se os nomes de Spencer Davis, que dava o nome ao grupo, na guitarra e Steve Winwood na voz e teclados. Este último abandona o grupo em 1967 para formar os Traffic de boa memória. É do período 1965-1967 que ficaram as canções mais populares do grupo, "Keep on Running", "Somebody Help Me", "Gimme Some Lovin'" e "I'm a Man".

Musicalmente, a figura de Steve Winwood, em 1965 com apenas 17 anos, impõe-se pelas sua capacidades interpretativas e de composição. De muito novo que as suas influências vão para os Blues e Rhythm'n'Blues de Muddy Waters, John Lee Hooker, T-Bone Walker, Chuck Berry, etc.. Ray Charles terá sido mesmo uma das suas maiores influências na forma de cantar.

Até à saída de Steve Winwood, The Spencer Davis Group gravaram 3 LP onde é patente o gosto pelo Blues. Logo no primeiro álbum "Their First LP", de 1965, já com alguns temas originais de Steve Winwood, é notória a presença da música norte-americana.




O tema escolhido é "Dimples", que foi editado em Single em 1964, no original um Blues de John Lee Hooker no ano de 1956. Na mesma altura foi editada na Grã-Bretanha o original de John Lee Hooker tendo a versão dos The Spencer Davis Group sido relegada para segundo plano.



The Spencer Davis Group - Dimples

Sem comentários:

Enviar um comentário