quinta-feira, 12 de maio de 2016

Jethro Tull - It's Breaking Me Up

O British Blues

Jethro Tull foi um dos grupos mais interessantes surgido no florescente meio musical de Inglaterra na década de 60.
No seu início foram uma banda conectada com o British Blues, Mick Abrahams guitarrista original dos Jethro Tull e que só permaneceu no grupo até à edição do 1º LP "This Was", era o elemento mais ligado ao Blues, tendo abandonado o grupo em discordância com Ian Anderson mais motivado por preferências como o Folk e o Rock progressivo.
"This Was" editado em 1968 é uma amálgama inédita  de sons conferindo aos Jethro Tull uma originalidade que iria marcar os primeiros anos do grupo. Ian Anderson, em declarações ao Record Mirror, vai caracterizar este primeiro disco como "a sort of progressive blues with a bit of jazz." Em jethrotull.com pode-se ler, "Jethro Tull was initially a strange kind of blues band".




Terá sido este som estranho que cativou o meu gosto pelos Jethro Tull e em particular por este primeiro LP.
"My Sunday Feeling", "Some Day the Sun Won't Shine for You", "Beggar's Farm", "It's Breaking Me Up" e "Cat's Squirrel" são os temas que mais remetem para o som Blues do qual o grupo se iria progressivamente afastando. Talvez premonição, assim terminavam as notas impressas na capa do LP:
"This Was commenced on Thurday 13th June an finished on Friday 23rd (1968). This Was how we were playing then - but things change. Don't they."

"It's Breaking Me Up" é um tema de Ian Anderson, com voz e harmónica dele próprio, a flauta ainda não predominava.



Jethro Tull - It's Breaking Me Up

Sem comentários:

Enviar um comentário