quarta-feira, 25 de maio de 2016

Xhol Caravan - Electric Fun Fair

O Início do Krautrock


Soul Caravan, Xhol Caravan e finalmente Xhol são as sucessivas designações de um dos primeiros grupos alemães que estiveram, no final dos anos 60, na génese do mais tarde chamado Krautrock.

Os Xhol Caravan, ou melhor os Soul Caravan para começarmos no início, constituíram-se em 1967, antes portanto da maior parte dos grupos alemães que se tornaram famosos, CanAmon Düül II, Tangerine Dream etc., etc.. É em 1967 que gravam o primeiro LP, "Get In High", um disco marcadamente Soul a que não será alheio a presença de dois cantores negros. Algumas influências psicadélicas são já notórias.

Reformulações na constituição do grupo levaram à mudança de nome para Xhol Caravan assim como à sonoridade do grupo. A sua música desenvolveu-se cada vez mais em direcção ao psicadélico e ao improviso jazzístico, fazendo lembrar os britânicos Soft Machine.
Em 1969 editam "Electrip" que reflecte essa mudança, ou seja concretizaram um som próprio baseado na fusão do Rock psicadélico, o Free-Jazz e alguma experimentação electrónica.




No texto que acompanha a edição em CD pode-se ler, citando Martin C. Strong no livro "The great psychedelic discography",:
"After modifying their name to Xhol Caravan, they produced one of the first German progressive albums in the 1969's "Electrip". As the name might suggest, it was fairly psychedelic in nature, adding multicolored brush strokes to the inspired jazz fusion contained within its grooves."

Deste LP fica para audição a faixa de abertura "Electric Fun Fair".



Xhol Caravan - Electric Fun Fair

Sem comentários:

Enviar um comentário