quarta-feira, 11 de maio de 2016

Ten Years After - I'm Going Home

O British Blues

Para o fim desta passagem pelo que ficou designado como The British Blues três grandes grupos da história do Rock: Ten Years After, Jethro Tull e Led Zeppelin.
Foram três grupos marcantes na música popular do final da década de 60, década de 70. Constituíram-se respectivamente nos anos de 1966, 1967 e 1968 e os primeiros LP foram editados respectivamente em 1967, 1968 e 1969. Com sonoridades distintivas facilmente identificáveis (particularmente nos Jethro Tull e Led Zeppelin) tiveram em comum o facto de na sua génese terem tido uma forte influência do Blues.

Comecemos pelos Ten Years After.
Os Ten Years After tiveram no período de 1966-1975 a sua fase mais criativa, nesse período gravaram  oito álbuns de originais, regra geral bem aceites pela crítica. Alvin Lee (1944-2013) era o elemento que mais se destacava na composição, na voz e no virtuosismo com que tocava guitarra.





Já recordámos o primeiro homónimo LP com o conhecido tema de Blues "Spoonful", um disco que não teve grande sucesso; começaram a ser mais notados em 1968 com a edição do álbum "Undead" gravado ao vivo num pequeno clube londrino (Klooks Kleek). Composto por somente 5 faixas terminava com o tema que viria a dar fama aos Ten Years After, nomeadamente depois de ter sido executado no festival de Woodstock no ano seguinte: "I'm Going Home".
Um disco onde eram bem patentes as qualidades técnicas e a velocidade com que Alvin Lee manipulava a guitarra.



Ten Years After - I'm Going Home

Sem comentários:

Enviar um comentário