O British Blues
É realmente notável a quantidade de grupos britânicos que nos anos 60 tiveram como principal influência, pelo menos na sua origem, o Blues oriundo da América do Norte. Praticamente todos, de alguma forma, manifestaram essa influência de uma forma mais ou menos nítida até alcançarem uma sonoridade própria, identitária.
Continuamos, então, na senda dos grupos britânicos que praticaram o que ficou conhecido pelo British Blues. Para hoje um Regresso ao Passado com os Manfred Mann, mais um retorno a Manfred Mann.
Em particular no seu início as referências ao Blues, e ao Jazz, são marcantes e dominam a maior parte dos primeiros discos. O primeiro LP "The Five Faces of Manfred Mann" é mesmo recordado como "one of the great blues-based British invasion albums" (allmusic.com).
Neste primeiro álbum encontramos algumas versões de standards do Blues como "Smokestack Lightning" que Howlin' Wolf gravou em 1956, "Hoochie Coochie"" um original de Willie Dixon primeiramente gravada por Muddy Waters em 1954, "Got My Mojo Working" popularizada por este em 1957 e "Bring It To Jerome" gravada por Bo Diddley em 1957.
Ficamos com "Smokestack Lightning" a faixa de abertura, na edição do Reino Unido, do LP "The Five Faces of Manfred Mann" de 1964.
Manfred Mann - Smokestack Lightning
Sem comentários:
Enviar um comentário