O Início do Krautrock
Holger Czukay é a escolha para hoje.
De acordo com a wikipédia Czukay estudou entre os anos de 1963 e 1966 com Stockhausen, tendo o seu interesse pela música Rock sido manifestado após a audição de "I Am the Walrus" dos The Beatles em 1967.
Mais conhecido como um dos elementos do grupo alemão Can, formado em 1968, nele se manteve até ao ano de 1977.
No mesmo ano que os Can editavam o primeiro álbum, Hoger Czukay editava também o primeiro registo a solo de nome "Canaxis 5", estávamos no ano de 1969.
A edição original é creditada a Technical Space Composer's Crew, sendo posteriormente mudada para Holger Czukay & Rolf Dammers (este último co-produtor).
Em "Canaxis 5", considerado um disco de fusão da electrónica com a música étnica, Holger Czukay mistura múltiplas amostras de sons, desde sons de rádio de ondas curtas a sons étnicos oriundos do Japão, Austrália e Vietname.
Na capa da edição em CD pode-se ler:
"A few month after the foundation of CAN Holger Czukay recorded is first solo-album CANAXIS. The music has its origins in different parts of the world. It was arranged with the intuition of exploring and preserving the genuine caracter and beauty in an ambient context. Here for the first time Czukay employed the idea of "sampling"."
"Canaxis 5" ou somente "Canaxis" é composto por dois únicos temas, "Boat-Woman-Song" e "Canaxis" a preencherem respectivamente as faces A e B do LP.
Tendo por base gravações do canto de duas mulheres vietnamitas não identificadas, "Boat-Woman-Song" desenvolve-se, em mais de 17 minutos, numa atmosfera campesina próximo do que se viria a designar por música ambiente. Dada a extensão ficamos somente com o início de "Boat-Woman-Song".
Holger Czukay - Boat-Woman-Song
Sem comentários:
Enviar um comentário