O British Blues
The Yardbirds foram entre os mais importantes grupos ingleses, a ter o Blues como principal fonte de inspiração. Pelos The Yardbirds passaram três dos guitarristas mais marcantes da década de 60, Eric Clapton, Jeff Beck e por fim Jimmy Page.
Constituídos em 1963, é ainda nesse mesmo ano que acompanham o veterano do Blues Sonny Boy Williamson, tendo o concerto de 8 de Dezembro no Crawdaddy Club sido gravado e posteriormente, em 1965, editado em LP.
É no ano de 1964 que vão ganhar maior notoriedade, quer pela edição das primeiras gravações, quer pelas famosas actuações no Marquee Club de Londres. Versões aceleradas de temas de Blues e Rhythm'n'Blues empolgavam uma juventude que fazia fila no exterior à espera que as portas do Marquee abrissem.
Depois da publicação de 2 Singles é editado o primeiro álbum do grupo, com, precisamente, gravações ao vivo no referido Marquee Club. Em "Five Live Yardbirds" o grupo é apresentado como "the most blueswailing Yardbirds" e é constituído na totalidade por versões de canções de Blues de John Lee Hooker a Howlin' Wolf.
Em 1965, Eric Clapton, sentindo-se limitado, abandona o grupo para se juntar a John Mayall, em "O Mundo da Música Pop" pode-se ler o seguinte texto de Eric Clapton:
"Estive nos Yardbirds cerca de ano e meio. Quando me juntei a eles, fi-lo somente porque não tinha mais que fazer. Era bastante desagradável, mas era o único trabalho que consegui arranjar. Ao fim de alguns meses acostumei-me a isso e esqueci-me do que era o enervante trabalho do conjunto, comparável ao de uma fábrica. Quando estamos num conjunto por mais de um ano, começamos a trabalhar por dinheiro. Mas depois, surgiram conflitos pessoais e abandonei decididamente os Yardbirds. Verificara que o trabalho destruía a minha música."
De "Five Live Yardbirds" mais um retorno ao tema "Smokestack Lightning" (já aqui recordado na versão dos Manfred Mann), original de Howlin' Wolf.
The Yardbirds - Smokestack Lightning
Sem comentários:
Enviar um comentário