O Início do Krautrock
O Krautrock como movimento musical do final dos anos 60 e anos 70 ocorrido na então Alemanha Federal era caracterizado pela fusão de vários estilos musicais, por um lado, o Rock psicadélico e progressivo, tipo Pink Floyd, Velvet Underground, e a música erudita do século XX, Stockausen e Schönberg, por outro, pelo meio algumas pinceladas de minimalismo, improvisação e colagem de sons dispersos.
Já identificámos alguns grupos iniciadores do Krautrock, como os Can, os Amon Düül e Amon Düül II ou os Xhol Caravan. Outros ainda merecem o devido destaque, por exemplo, os Floh de Cologne, Limbus, Tangerine Dream ou os mais conhecidos Kraftwerk.
Hoje, fazemos passagem pelos Floh de Cologne.
Constituídos, em 1966, por estudantes anarquistas da Universidade de Colónia, a sua música reflectia preocupações vincadamente política. Numa época de grande contestação à guerra do Vietname, o primeiro LP vai ser prova manifesta do envolvimento político do grupo e é a temática dessa primeira gravação. "Vietnam", o nome do primeiro álbum editado em 1968, é precisamente um manifesto contra a guerra do Vietname.
Ao ouvir "Vietnam" é inevitável encontrarmos semelhanças com os norte-americanos Fugs e também com The Mothers of Invention, navegavam nas mesmas águas.
Como mostra deste álbum ficamos com as faixas iniciais, "Einf hrun/Ansprach/Zuerst Kommen".
Floh de Cologne - Einf hrun/Ansprach/Zuerst Kommen
Sem comentários:
Enviar um comentário