sexta-feira, 20 de maio de 2016

Os Charruas - Os Teus Olhos Senhora

Data de 1967 a formação de um conjunto do qual só me lembrava do nome e pouco mais, eram Os Charruas.
Estes eram formados por alunos da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém e tinham na sua formação um músico que veio a ter (e tem) alguma notoriedade, o Caboverdiano Dany Silva de “Branco, Tinto e Jeropiga”, lembram-se? estávamos no ano de 1981. No ano de 1968 participam, no Cinema Império, em Lisboa, no 1º Festival de Música Moderna tendo obtido o 3º lugar atrás do Conjunto Diamantes Negros e dos vencedores Psico (ex-Espaciais).




A polémica da classificação vem expressa na contra-capa do EP por eles editado em 1968, diz assim:
“Para quem acompanha o movimento da música moderna em Portugal o nome de “OS CHARRUAS” não é certamente, desconhecido.
E isto porque o conjunto, “nascido” em Fevereiro de 1967, tem percorrido o Continente em variadíssimas actuações de êxito. No 1º Festival de Música Moderna, organizado pelo CITU, o conjunto obteve um honroso 3º lugar, (entre dezenas de concorrentes), embora protestado por grande parte do público que lhe queria “dar” o 1º posto."

O disco é composto por 4 temas originais: “Povo”, “Come on, Baby, Come on”, “Love, Love Are Words” e “Os teus olhos, Senhora”.
O tema que ficou como marca foi este último “Os teus olhos, Senhora”, numa linha, pouco interessante, muito “música ligeira”, e é o que segue para audição. A guerra colonial em África poria fim ao conjunto Os Charruas no ano de 1971. Com nova formação ressurgiram em 1994 e por lá passaram para além do Filipe Mendes (Phil Mendrix), a fadista Kátia Guerreiro.



Os Charruas - Os Teus Olhos Senhora

Sem comentários:

Enviar um comentário