Foram entre os grupos alemães surgidos no final da década de 60 e 70 aquele que veio a obter a maior popularidade internacional, foram os Kraftwerk.
Formados em 1970, em torno do duo Ralf Hütter (mantém-se até ao presente) e Florian Schneider (saiu em 2008), os Kraftwerk, à semelhança de outros grupos do chamado Krautrock, primaram pela utilização abundante da electrónica criando uma música abstracta e "ruidosa" própria de uma sociedade industrial avançada.
Mas não só desta música, predominantemente instrumental, "industrial" como também ficou conhecida, se fez o percurso dos Kraftwerk. A edição e sucesso comercial que foi, em 1974, o 4º LP e o tema "Autobahn", um claro afastamento do experimentalismo dos discos anteriores, aproximaram-nos do Pop (daí o sucesso?) e, para alguns, lançaram mesmo as sementes do Disco Sound e da música Electrónica de Dança na Europa dos anos 70 e 80.
Para já ficamos no início dos Kraftwerk. Em 1970 gravam o homónimo LP que continha 4 faixas e era completamente instrumental. Na primeira faixa "Ruckzuck", de quase oito minutos, uma bateria e uma flauta desenvolvem-se em sucessivo crescendo com misturas de efeitos electrónicos então pouco comuns. Para os apreciadores do género aqui fica "Ruckzuck", os primórdios dos Kraftwerk.
Kraftwerk - Ruckzuck
Sem comentários:
Enviar um comentário