sábado, 30 de abril de 2016

Them - Don't Look Back

O British Blues


As passagens que efectuámos de Alexis Koner's Blues Incorporated, John Mayall and the Bluesbreakers, Fletwood Mac e Cream são algumas das mais representativas amostras do chamado British Blues.
O British Blues teve as suas origens, no início da década de 60, no Blues acústico de Davy Graham, Bert Jansch e John Renbourn, estes dois últimos formando em 1968 os excelentes Pentangle, na 2ª metade da década teve particular ênfase nomeadamente com os grupos já indicados mas também entre outros com os JethroTull e os Led Zeppelin que posteriormente iriam evoluir para outros estilos musicais. Enquanto fenómeno musical vai conhecer o declínio durante a década de 70.

Durante toda a década de 60 é possível encontrar muitos músicos e conjuntos na Grã-Bretanha que de alguma forma e durante algum período marcaram a sua música pelo Blues. Vamos recuperar alguns deles.

Começamos com os Them. Formados em Belfast em 1964, os Them tiveram como figura principal até 1966 o multifacetado Van Morrison, figura maior da música irlandeses e da música Rock em geral desde então.




Em 1965 é editado o primeiro LP do grupo chamado "The Angry Young Them" onde constava "Don't Look Back" um Blues de John Lee Hooker editado no ano anterior. Em 1998 John Lee Hooker grava novamente, no álbum com o mesmo nome, "Don't Look Back" em dueto precisamente com Van Morrison. Agora é a vez dos Them em 1965.



Them - Don't Look Back

Sem comentários:

Enviar um comentário