segunda-feira, 25 de abril de 2016

Frank Zappa - Sink Trap

Continuamos, mais uma vez, com Frank Zappa e o seu experimentalismo.

"Frank Zappa, o mais conhecido seguidor de Edgar Varèse no momemto actual, fez suas experiências nos mais vanguardistas músicos electrónicos e elabora a sua música dentro da técnica da collage electrónica. Portanto, podem descobrir-se citações de obras de Prokofiev, Stravinsky, Lester Lannin, Gunter Schuller, John Coltrane, Arthur Honeger, Henry Manciny, etc. Tudo isso está reunido no disco de Zappa com o título de Lumpy Gravy.", afirmava-se em "O Mundo da Música Pop".

Depois de 2 discos gravados com The Mothers of Invention, "Lumpy Gravy" é o primeiro LP a solo de Frank Zappa e foi editado no ano de 1967. No disco, gravado para a Capitol, Frank Zappa, por razões contratuais com a MGM, não toca qualquer instrumento, somente conduz a orquestra, para o efeito designada Abnuceals Emuukha Electric Symphony Orchestra; "Lumpy Gravy"seria no ano seguinte revisto e reeditado pela Verve Records (MGM).


Lumpy Gravy - 1967 - Capitol

Lumpy Gravy - 1968 - Verve

Para "Lumpy Gravy" são referidas influências de Stravinsky, John Cage e Varèse, sendo a segunda edição aquela que apresenta, em nosso entender, complexidade acrescida. "Lumpy Gravy" parte 1 e 2, de aproximadamente 16 minutos cada, subdivididas num total de 21 fragmentos "colados" de canções Pop, manipulação de sons, conversas de pessoas perto das cordas do piano (the piano people), extractos de música de orquestra, assim se faz a versão de 1968 deste álbum inicial de Frank Zappa.

Em "O Mundo da Música Pop" podia-se ler: "As influências da música «séria» são convenientemente mescladas com coros infantis, reclamos de vendedores do mercado e cruas orgias de rock, tudo isso distorcido com efeitos electrónicos até à exaustão, à quase ininteligibilidade."
Como amostra de "Lumpy Gravy" de 1967, a escolha recai sobre "Sink Trap"


Frank Zappa - Sink Trap

Sem comentários:

Enviar um comentário