quinta-feira, 21 de abril de 2016

Frank Zappa - Peaches en Regalia

Mais um Regresso ao Passado dedicado a Frank Zappa.

De retorno também ao livro "O Mundo da Música Pop" cujo capítulo "Arrebatar o poder aos velhos: Frank Zappa" começa assim:
"O conjunto mais popular da música pop chama-se Mother of Invention. O seu fundador e director, fonte de ideias e em parte, seu empresário, alcançou o seu êxito na Europa através de uma foto publicada na «International Times»: nela se via Frank Zappa numa retrete."

À parte considerar os Mother of Invention o conjunto mais popular, o que não me parece de todo que alguma vez o tenha sido, o que me chamou mais a atenção foi a referência à foto de Frank Zappa numa retrete, o que me fez recuar aos meus tempos de estudante de Coimbra (1973-1978). Na realidade lembrava-me bem dessa foto em forma de poster que estava colocado no então pouco mais que tasco, e hoje afamado, Zé Manel dos Ossos. É ao blog "aventar" que vou buscar o referido poster, alguém que, como eu, passou noutros tempos no tal Zé Manel dos Ossos.




Nesse tempo o disco de Frank Zappa que então mais apreciava era "Hot Rats", o segundo álbum a solo, editado em 1969.
"Hot Rats" é um álbum de fusão próximo do Jazz e conta com a colaboração, entre outro, de músicos como Captain Beefheart, Ian Underwood e os violinistas Sugarcane Harris e Jean-Luc Ponty. Recordamos o instrumental "Peaches en Regalia", a faixa de abertura, que tão boas memórias nos traz.



Frank Zappa - Peaches en Regalia

Sem comentários:

Enviar um comentário