O British Blues
Lê-se em "O Mundo da Música Pop" que Bob Dawbarn, do jornal "Melody Maker", começou , a 5 de Outubro de 1968, a série de artigos "The British Blues style" da seguinte maneira:
"Duas de cada cinco cartas que a revista «Melody Maker» recebe referem-se a blues.
Centenas de cartas foram enviadas por ocasião da última Convenção de Blues celebrada em Londres, no decurso da qual foram discutidas e escutadas as mais diversas formas de blues.
Inclusivamente, foi fundada uma «Federação Nacional de Blues».
A popularidade de John Mayall, Peter Green, Fleetwood Mac e de outros músicos e conjuntos, converteu-se num mito.
O nosso último pop-poll, Eric Clapton, foi eleito o melhor músico do Mundo."
Tudo nomes importantes que ficaram ligados ao British Blues da década de 60 e aos quais voltamos sempre com o maior prazer.
Mais um Regresso ao Passado dedicado a John Mayall. John Mayall, actualmente com 82 anos, é um dos expoentes maiores do British Blues desde os inícios da década de 60. Desde 1963 que John Mayall e os seus Bluesbreakers constituem uma referência do melhor Blues-Rock que então se praticava. John Mayall & the Bluesbreakes, com várias interrupções, por vezes somente John Mayall, e múltiplas formações, por lá passaram, para citar somente os mais conhecidos, Eric Clapton, Peter Green e Mick Taylor.
"Crusade", de 1967, era o 4º álbum, Eric Clapton e Peter Green já tinham partido. Conjuntamente com John Mayall, na voz, órgão, piano, harmonica e guitarra, estavam Chris Mercer e Rip Kant nos saxofones, Keef Hartley na bateria, Mick Taylor (então com 18 anos) na guitarra e e John McVie no baixo.
"Crusade" resistiu ao passar dos tempos e hoje ainda se ouve com todo o agrado, o melhor Blues praticado por músicos brancos encontrava-se nos Bluesbreakers e "Crusade" é disso um bom exemplo.
"I Can't Quit You Baby" é um standard do Blues escrito por Willie Dixon, em 1956, e que os Led Zeppelin também iriam recuperar no primeiro álbum em 1969. Agora é a vez de John Mayall & the Bluesbreakers, estávamos no ano de 1967.
John Mayall & the Bluesbreakers - I Can't Quit You Baby
Sem comentários:
Enviar um comentário