quarta-feira, 13 de abril de 2016

Álamos - Taste of Honey

A música Pop-Rock portuguesa na revista de cinema "Celulóide" nos anos 60

O Conjunto Universitário "Os Álamos", ou mais tarde somente Álamos, foi um conjunto de Pop-Rock formado em Coimbra em 1963.

É de 1966 o primeiro EP constituído por quatro temas, um Locomotion, um Moderato, um Slow e um Shake conforme informação da contra-capa.
Este disco não passou despercebido à rubrica DISCOS da revista de cinema "Celulóide" que no seu nº 101 de Maio de 1966 assim o descrevia:

"REFERÊNCIA: 45 R. P. M. / EPF 5305 Rapsódia
QUALIDADE TÉCNICA: Boa.
TEMAS INTERPRETADOS: «Baby It´s You», «Taste Of Honey», «The Night Before» e «Comboio» em arranjos especiais.
O QUE PENSO: O Conjunto Universitário «Os Álamos» tem já certa popularidade nos meios da música ligeira. Constituídos por cinco estudantes de Coimbra, este seu primeiro disco que apreciamos possui qualidades artísticas evidentes."




Para além do tema em português “O Comboio”, composto pelo José Cid, o EP tinha mais 3 faixas todas em inglês, a saber: “Baby It´s You”, “Taste Of Honey” e “The Night Before”. Os três temas eram gravações dos The Beatles, mostrando assim a progressiva importância destes na cena musical portuguesa, em detrimento da anterior esmagadora presença dos The Shadows. As duas primeiras canções são do 1º álbum de 1963 “Please Please me” e a terceira do álbum “Help” de 1965.




A escolha para hoje vai para “Taste of Honey” que por sinal não é um original de Lennon/McCartney. “Taste of Honey” é no original um tema instrumental escrito em 1960 para a peça da Broadway com o mesmo nome, sendo a versão mais popular a de Herb Alpert & the Tijuana Brass.
A nossa, a dos Álamos, é a versão vocal que tem origem em Lenny Welch de 1961 e posteriormente retomada pelos The Beatles, ora aí vai.



Álamos - Taste of Honey

Sem comentários:

Enviar um comentário