domingo, 24 de abril de 2016

The United States of America - Hard Coming Love

A multiplicidade de instrumentos e complexidade técnica acrescida na produção das gravações dos grupos Pop-Rock em meados dos anos 60 veio dificultar a sua reprodução ao vivo. Se uns deixaram de actuar ao vivo outros persistiram nas suas actuações.
Diz no livro "O Mundo da Música Pop":
"Os Beatles deixaram de actuar em público, dado que as suas canções eram tão complicadas que já não era possível executá-las ao vivo. Mas o facto de que nem sempre há-de haver uma separação entre a actuação pública  a gravação nos estúdios, demonstra-o as actuações de conjuntos como Mothers of Invention, Pink Floyd ou United States of America."

The Mothers of Invention e os Pink Floyd já são nossos conhecidos, é agora oportunidade para recuperar este estranho e obscuro grupo que deu pelo nome de The United States of America.
Com origem em Los Angeles, e de curta duração (1967-1968), praticavam um Rock com muita electrónica e eram profundamente experimentais, se  acrescentarmos algum psicadelismo, então em voga, estaremos perto do som praticado por este quase desconhecido grupo.

The United States of America terão sido mesmo o primeiro conjunto a utilizar o "Moog", sintetizador de música electrónica inventado por Robert Moog, que viria posteriormente a ser popularizado por diversos grupos com destaque, em particular para os Emerson, Lake and Palmer.

O conjunto fundado por Joe Bird, e que tinha na voz suave de Dorothy Moskowitz a cantora principal, gravaram um único álbum editado em 1968.




O som dos The United States of America é assim descrito em "O Mundo da Música Pop":
"Ouves um movimento do instrumento de sopro, que toca contra Kalliope, contra outros instrumentos de sopro e todos a diferentes velocidades. A letra parece o produto de uma mistura de vários discos. A voz de Dorothy, é todavia, delicada, emerge de tudo isso. A fita do cantor é passada através do modulador para que seja misturada com um tom pré-existente, ou seja, o filtro da banda dá-lhe um tom mais rico, narrativo, que se mantém presente no meio do acompanhamento musical. O efeito corresponde exactamente ao texto; a voz surge de repente incorpórea, fluindo do vazio."

"Hard Coming Love" fica como exemplo da música praticada pelos The United States of America.




The United States of America - Hard Coming Love

Sem comentários:

Enviar um comentário