sexta-feira, 1 de abril de 2016

Blitz nº 74 de 1 de Abril de 1986

Jornal "Blitz"

Recordamos mais um nº do jornal Blitz. O nº 74 de 1 de Abril de 1986.
Na capa, contrariando as habituais fotografias de algum músico ou conjunto de destaque na época, vai para um desenho a comemorar os 10 anos do movimento Punk.




- Na página 2 relevo para os músicos brasileiros. Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethania, Gilberto Gil são notícia. Espaço ainda para Cliff Richard que aos 45 anos chega ao primeiro lugar com o single "Living Doll".
- Na página 3 anuncia-se o novo disco dos Trovante, "Sepes". Dos UHF iniciais, de 1979, só resta António Manuel Ribeiro que vai continuar com o grupo, uma nova fase para os UHF.
- Na página 4 mais pequenas notícias, entre as quais, a edição de um Mini-LP dos The Pogues, era "Poguetry in motion" e o novo disco de Joe Cocker de nome "Cocker". Rumores do fim dos Lone Justice que vieram a confirmar-se.
- A história do Punk vai ocupar as páginas 5,6,7,8,9,10 e 11. Na página 5 dedicada ao Punk nacional Zé Pedro dos Xutos e Pontapés afirma: "se punk é sentir muito o alto e o baixo e desejar muito os dois. É desejar a própria ressaca". "Londres, 1976 (de um pouco antes a um pouco depois)", na página 7, mostra a importância das Escolas de Arte britânicas. "de Sid até Piter", o artigo da página 9 interroga:"Como no «Caso do Pecado Original» não há culpado no «Assunto Punk», mas mantém-se a dúvida primordial: com é que a revolução estética proclamada subverteu algumas coisas, se revitalizou a indústria artística nunca próspera e insinuante como agora, e dez anos passados, são outra vez os padrões monótonos dos executivos editoriais a determinarem o gosto do povo?"
- A página 12, com o Busca no Sótão e a Feira da Ladra, lembra os saudosos Peter, Paul and Mary, eram as bodas de prata.
- O Cardápio da semana passa da página 12 para a 13 com Sítios, Música ao vivo, Cinema e Rádio.
- O Rondas Nocturnas da página 14 recorda o bar Brown's e a cena Punk do mesmo.
- Pregões e Declarações preenchem a página 15.
- A página 16 relata o «Lisboa Rock 86» por onde passaram os Xutos e Pontapés, GNR, Croix Sainte, e os Bans, ou seja duas bandas do Porto e duas de Lisboa.
- Página 17 com anúncios e Moda: Grown up baby.
- Vamos aos Top nas páginas 18 e 19. Em Portugal Elton John está em primeiro nos singles e nos álbuns, respectivamente "Nikita" e "Ice on Fire". Nos EUA os Heat ocupam o primeiro lugar dos singles com "These Dreams" e Whitney Houston o primeiro lugar dos LP com o disco homónimo. Já na Grã-Bretanha Diana Ross com "Chain Reaction" ocupa o primeiro lugar nos Singles e Falco o primeiro lugar nos LP com Rock Me Amadeus, mas aqui temos lista de Independentes, onde os Depeche Mode ocupavam o primeiro lugar dos Singles com "Stripped" e King Kurt com "Big Cock" o primeiro lugar dos álbuns.
- Finalmente a página 20 volta ao Punk com o 1º artigo de 4 dedicados ao Punk sob o título "ano 10 d. Punk".





Sem comentários:

Enviar um comentário