sábado, 23 de abril de 2016

The Beatles - I Am the Walrus

A crescente complexidade na gravação dos conjuntos Pop-Rock em meados dos anos 60 foi notória por volta de 1967 quando alguns grupos começaram a ser mais exigentes com a produção das suas composições evoluindo para arranjos que ultrapassavam o habitual quarteto de bateria, guitarra solo, rítmica e baixo. A tecnologia disponível veio dar um significativo contributo.
Dos The Beatles e The Beach Boys a grupos como The Mothers of Invention e Pink Floyd, são inúmeros os exemplos que se podiam arranjar para ilustrar essa nova realidade.

O livro "O Mundo da Música Pop", que vimos seguindo, refere:
"O tempo empregue na produção dos últimos discos pop, multiplicou-se. Assim, por exemplo, o conjunto Beach Boys teve que trabalhar durante 90 horas para conseguir gravar a canção Good Vibrations. Afirma-se ainda, que os Beatles gastaram quase novecentas horas para gravar o álbum Magical Mystery Tour. Só para uma parte do LP After Bathing at Baxter's dos Jefferson Airplane, a voz de Marty Balin teve de ser gravada cinquenta vezes. Antigamente, bastava uma ou duas sessões no máximo, para a produção de um disco."


Por parte dos The Beatles essa crescente complexidade musical foi bem patente a partir de 1965, tendo em "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" uma das suas expressões maiores. O produtor George Martin (1926-2016), considerado o 5º Beatle, teve um papel preponderante no enriquecimento musical de uma boa parte da discografia dos The Beatles.





Depois de "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band", The Beatles realizaram o filme "Magical Mystery Tour", donde saíram 6 novas canções. Em Inglaterra material insuficiente para um novo álbum deu origem a um duplo EP enquanto que nos Estados Unidos é editado em álbum onde são adicionadas algumas canções editadas em Single no ano de 1967.

O papel da produção continua a ser manifesto, tendo George Martin em, por exemplo, "I Am the Walrus" acrescentado um coro de 16 elementos e arranjos orquestrais com violinos, violoncelos e clarinete.
É com "I Am the Walrus" que completamos este Regresso ao Passado.



The Beatles - I Am the Walrus

Sem comentários:

Enviar um comentário