sexta-feira, 29 de abril de 2016

Cream - Spoonful

O British Blues

"Clapton is God", o famoso graffiti, de 1967, demonstra a importância que Eric Clapton tinha na altura na cena musical londrina. Não tinha ainda qualquer álbum a solo, pelo que o reconhecimento da relevância que Eric Clapton então já demonstrava só podia vir das participações nos grupo por onde passou e das respectivas gravações.




Primeiro nos Yardbirds, de 1963 a 1965, depois com John Mayall & the Bluesbreakers, entre 1965 e 1966, depois nos Cream, de 1966 a 1968 e finalmente nos Blind Faith em 1968, 1969, iniciando em 1970 uma longa carreira a solo que ainda hoje se mantém.

Em "O Mundo da Música Pop", Eric Clapton é citado a propósito da sua colaboração com John Mayall:
"Os meus interesses musicais vão mais além do que era obrigado a tocar no conjunto de Mayall. Gosto de tocar uma composição nova todas as noites, no estilo do que fazia com Mayall, mas durante o resto do show gostaria de executar coisas mais livres. Com Mayall não podíamos sair dos limites traçados. Tocava continuamente um «riff» com modificações e duas vezes um «solo» com doze compassos. Este tipo de música nunca poderia oferecer uma oportunidade de fazer algo diferente."

Com a formação do grupo Cream, o Blues de Eric Clapton evoluiu na experimentação da fusão com sonoridades Pop-Rock e levou o grupo a níveis invulgares de popularidade, ficaram como o primeiro Super-grupo da história do Rock.

Do primeiro LP de 1966 "Fresh Cream" ficamos com "Spoonful" um Blues de 1960 de Willie Dixon.



Cream - Spoonful

Sem comentários:

Enviar um comentário