sexta-feira, 15 de abril de 2016

Os Cinco Bambinos - El Choclo

A música Pop-Rock portuguesa na revista de cinema "Celulóide" nos anos 60

Na revista de cinema “Celulóide” nº 104 de Agosto de 1966 a referência ao EP de Os Cinco Bambinos aparecia juntamente com os EP de Júlio Marinho e seu Conjunto Musical e o Grupo Folclórico de S. Paio o que nos ajuda a ter uma ideia da produção musical que nessa época por cá se fazia.

Deste conjunto formado na região do Porto, que nos deixou um único EP gravado, pouco se sabe. Segundo Luís Pinheiro de Almeida, em "Biografia do Ié-Ié", constituíram-se em 1960, tocaram em restaurantes e hotéis e chegaram a participar por três vezes na televisão. Terminaram na sequência do serviço militar obrigatório.

A avaliação que  a revista de cinema na rubrica DISCOS efectuou, ao EP então editado era a seguinte:
"REFERÊNCIA: 45 R. P. M. / EPF 5310
QUALIDADE TÉCNICA: Boa.
TEMAS INTERPRETADOS: Ritmos Modernos.
O QUE PENSO: Rapsódia tem prestado aos conjuntos jovens relevantes serviços e tem ajudado a revelar a música moderna, hoje «Os Cinco Bambinos», ontem Bártolo Valença, Os Tártaros, Blusões Negros, Os Espaciais, Os Álamos. A juventude é estimulada com este disco e com os mais que temos apreciado."




Em relação a este EP já recuperámos a versão de “I Call Your Name”, tema menos conhecido da discografia dos The Beatles, e, recordo, não deixou grande saudade dada a menor qualidade da interpretação.
Não sendo, efectivamente, um disco muito estimulante, mesmo assim escolhemos mais um tema.
“El choclo” é um tango bem popular do início do século XX que Os Cinco Bambinos incluem no EP.

Nos anos 60 não havia baile que se prezasse que não tivesse os seus tangos para agradar aos menos novos, sendo os mesmos travestidos com a sonoridade da época, ou seja, com as roupagens dos The Shadows sempre presentes. Esta versão de Os Cinco Bambinos é disso testemunho e digno de qualquer bailarico no mais recôndito lugarejo. Ora ouçam e dêem o vosso pé de dança.



Os Cinco Bambinos - El Choclo

Sem comentários:

Enviar um comentário