terça-feira, 26 de abril de 2016

Alexis Korner's Blues Incorporated - Big Road Blues

O British Blues

Na exemplificação da complexidade que a música Pop-Rock atingiu na segunda metade da década de 60 utilizámos como amostras alguns temas dos The Beatles, Pink Floyd, Frank Zappa e The United States of America, muitos mais haveria a referir como por exemplo The Beach Boys, Captain Beefheart, The Doors ou voltando-nos para o Reino Unido, The Nice, Soft Machine, The Who, Yes, King Crimson, etc., etc..

De momento, seguindo a leitura de "O Mundo da Música Pop", interessa-nos aquilo que ficou conhecido na Grã-Bretanha como o "British Bues". Pode-se ler no referido livro:
"Aos anos do beat seguiram-se os anos do blues e a Grã-Bretanha viveu uma vaga de conjuntos musicais e de clubes. O ciclo repete-se: a música terá de permanecer no estado underground até que as empresas comerciais se fixem nelas. Mas aqui, é possível encontrar a mesma fonte do skiffle e da beat dos anos cinquenta, aquilo que possibilitou o rock'n'roll: o blues. O regresso ao blues é feito sob a forma de renovação. O esquema tradicional do blues recebe uma contribuição do «estilo britânico» que lhe vai alterar a estrutura."

Entre os nomes mais importantes, deste novo movimento, está, desde o início da década, um nome incontornável, Alexis Korner, apontado mesmo como "Father of British Blues".




É a Alexis Korner, ou melhor à sua Alexis Korner's Blues Incorporared que voltamos.
É longa a lista de nomes que passaram pelas formações de Alexis Korner e que se tornaram famosos:
Charlie Watts, Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Jimmy Page, John Mayall, Jack Bruce e Ginger Baker foram alguns, e claro sofreram a sua influência.
Enquanto todos eles vieram a ter sucesso reconhecido, Alexis Korner não alcança êxito comercial, nem o devido reconhecimento. Pode-se ler no sítio allmusic.com:
"Korner soldiered on, but the explosion of British rock in 1963, and the wave of blues-based rock bands that followed, including the Rolling Stones, the Animals, and the Yardbirds undercut any chance he had for commercial success."

Sem êxito comercial o álbum de 1966 "Sky High" é um disco extraordinariamente espontâneo com temas de Blues e Rhythm'n'Blues com arranjos, por vezes, próximos do Jazz. Para além de Alexis Korner, na guitarra e voz, de referir a presença de Danny Thompson e Terry Cox, no baixo e bateria, respectivamente, futuros elementos do quarteto de Folk-Jazz Pentangle entre 1968 e 1973.

Ao álbum "Sky High", de 1966, vamos buscar o tema para hoje, "Big Road Blues", o som dos Blues vindo da Grã-Bretanha.



Alexis Korner's Blues Incorporated - Big Road Blues

Sem comentários:

Enviar um comentário