quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Xarhanga - Acid Nightmare

Heavy Rock, Rock Progressivo, o que lhe queiram chamar, tem no grupo Xarhanga um dos principais representantes daquelas importadas sonoridades. Terão sido mesmo percursores no nosso país de sons que a minha geração tinha tomado contacto com grupos estrangeiros, que se conseguiam ouvir em alguns programas de rádio ou através de discos importados, de que são exemplo os Deep Purple, Atomic Rooster, King Crimson ou os Uriah Heep.

Integraram o grupo Xarhanga dois músicos, Carlos Cavalheiro e Júlio Pereira, que teriam posteriormente carreira a solo, bem longe do Heavy-Rock que o grupo praticava. O primeiro com a passagem pelo Festival da Canção da RTP de 1975 onde defendeu "A Boca do Lobo", o segundo com uma longa prestação, que se prolonga até aos nossos dias, ao serviço da melhor música de tradição popular que por cá se praticou.




Mas, voltando aos Xarhanga que tiveram uma curta duração, estes deixaram publicados, no ano de 1973, dois Singles considerados hoje clássicos e percursores do género em Portugal.

No primeiro constam os temas "Acid Nightmare" e "Wish Me Luck". Ouça-se agora o primeiro como testemunho do nascente Heavy-Rock em Portugal.



Xarhanga - Acid Nightmare

Sem comentários:

Enviar um comentário