terça-feira, 24 de novembro de 2020

Georges Moustaki - José

  mundo da canção nº 12 de Novembro de 1970


Presença regular nas páginas da revista "mundo da canção" Georges Moustaki  ocupa um lugar especial na canção francesa e é um dos meus preferidos.

Georges Moustaki (1934-2013), egípcio de nascença, filho de pais gregos, parte novo para França, torna-se cidadão francês e aí vive até morrer.  Ficará para sempre lembrado como um dos maiores compositores, cantores franceses que nos deixou canções inesquecíveis quer por ele interpretadas quer por outros cantores franceses, de Edith Piaf a Juliette Gréco.

Com várias gravações, sobretudo Singles e EP, ao longo da década de 60 é somente em 1969 que se torna internacionalmente conhecido com o sucesso de "Le Métèque". Logo após a revolução de 25 de Abril de 1974 actua em Lisboa onde interpreta "Portugal", adaptação da canção "Fado Tropical" de Chico Buarque, a última passagem por cá foi em 2008 tendo actuado em Lisboa e Porto.




Cantou vários temas em Português entre os quais "Joseph", em português "José" com letra de Nara Leão. Era esta a letra reproduzida no nº 12 de Novembro de 1970 da revista "mundo da canção" que continuo a recordar.



Georges Moustaki - José

Sem comentários:

Enviar um comentário