domingo, 29 de novembro de 2020

Ekseption - Julia

 mundo da canção nº 12 de Novembro de 1970


Quando a megalomania se apoderou do Pop-Rock surgiram grupos que começaram a introduzir na sua música influências da música clássica ou mesmo fazendo versões Pop de temas clássicos bem conhecidos. E, como em tudo, houve quem o fizesse bem e fosse mesmo inovador nesse conceito mais progressivo da música Rock (The Nice, por exemplo) e quem ficasse pelo aproveitamento fácil e mais comercial, por exemplo os Ekseption, era pelo menos esta a minha percepção.

Os Ekseption foram uma banda holandesa tornada conhecida no final dos anos 60 pela adaptação de clássicos ao Rock, quem se lembra de "The Fifth" (Beethoven) ou "Air" (Bach). Foi esta a faceta mais divulgada do grupo. Nalguns discos, no entanto, diminuíam a carga clássica e incluíam canções originais numa amálgama que, hoje, ainda parece menos interessante, diria mesmo algo piroso. Era o que acontecia no 2º LP, "Beggar Julia's Time Trip" de 1970 onde misturava a pretensiosa abordagem clássica, quer com temas próprios quer com adaptações de Bach e Tchaikovsky, com temas Pop-Rock.




Era com a letra da canção "Julia" que a revista "mundo da canção" se estreava na divulgação deste grupo oriundo da Holanda. Ekseption um grupo perdido no tempo e com poucos motivos de se recuperar.



Ekseption - Julia

Sem comentários:

Enviar um comentário