quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Serge Reggiani - Gabrielle

 mundo da canção nº 12 de Novembro de 1970


Mais um nome incontornável da canção francesa que tinha como certo lugar nas páginas da revista "mundo da canção", Serge Reggiani. E assim tenho aproveitado para recordar este actor e cantor da canção francesa de origem italiana.

Serge Reggiani (1922-2004), primeiro foi actor, depois, a partir de 1964, também como cantautor tornando-se um dos mais aclamados intérpretes da "chanson" francesa. Começa por gravar canções de Boris Vian. Em 1966 Barbara, com quem vai manter relação amorosa até 1968, propõe-lhe que faça as primeiras partes dos seus espectáculos.

Em 1970, já cantor consagrado grava o 3º LP, conhecido pelo nome da primeira canção "Je Voudrais Pas Crever", onde consta "Gabrille".




"Gabrielle" é sobre o caso verídico de Gabrielle Russier, professora de letras que tem uma relação amorosa com um aluno seu de 16 ano. Um caso que terminou com o suicídio de Gabrielle em 1969 após complicados processos judiciais.  Também Charles Aznavour gravou a grande canção "Mourir d'aimer" inspirada no mesmo caso.

A letra de "Gabrielle" constava no nº 12 da revista "mundo da canção" e é a proposta de audição para hoje.



Serge Reggiani - Gabrielle

Sem comentários:

Enviar um comentário