sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Black Sabbath - Paranoid

mundo da canção nº 12 de Novembro de 1970


Um salto de 180º de ontem para hoje, de José Feliciano para os Black Sabbath.

Sim, em páginas consecutivas da revista "mundo da canção", no seu nº 12, encontramos as letras de "The Windmills of Your Mind" na versão de José Feliciano e os Black Sabbath com "Paranoid".

Com raízes nos finais dos anos 60 o Heavy Metal teve no Hard Rock (ou Heavy Rock) de grupos como Led Zeppelin, Deep Purple ou The Who, o seu ponto de partida. Guitarras distorcidas, uma batida repetitiva, um aumento significativo do volume sonoro e vocalizações progressivamente guturais vieram instituir o Heavy Metal de que os Black Sabbath foram um dos iniciadores.




Sob o comando de Ozzy Osborne (que mantem carreira a solo, sendo deste ano o último registo "Ordinary Man") os Black Sabbath instalaram-se nos corredores do sucesso em 1970 com a publicação de dois LP, "Black Sabbath" e "Paranoid", bem recebidos pela crítica daquele tempo em particular o segundo que continha temas muito fortes como "Paranoid", "War Pigs"ou "Iron Man". Hoje, pérolas para os amantes do género.

Pessoalmente nunca me disseram muito e agora muito menos. Mas, claro que recordá-los dá sempre uma sensação positiva, mais não seja recordar a nossa adolescência.



Black Sabbath - Paranoid

Sem comentários:

Enviar um comentário