sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Ornette Coleman - Moon Inhabitants

a memória do elefante


O último jornal "a memória do elefante" alvo das minhas recordações foi o nº 3 que datava de Julho de 1971. Infelizmente não possuo os nº 4 e 5 pelo que salto para o nº 6 com a data de Novembro/Dezembro de 1971. Grande ano na divulgação da música popular, depois do surgimento da revista "mundo da canção" em finais de 1969, eis que em 1971 surgem não um mas dois jornais dedicados à música, primeiro o "DISCO MÚSICA & MODA" no mês de Fevereiro e logo em Maio "a memória do elefante", aquele para um público mais vasto, este, de características "underground", para um público mais restrito, lembre-se ainda que tinha origem no Porto e não era fácil encontrá-lo. A escrita de "a memória do elefante" era também menos acessível e, por vezes, obrigava a redobrados esforços para entender os textos.

Neste nº 6 a capa era ocupada por uma fotografia estilizada de Ornette Coleman o que só por si já dizia muito dos propósitos deste jornal.




Algumas páginas do jornal são ocupadas sob o título "Música Ligeira: Julgamento Aberto", onde na continuação de texto em nº anterior com o mesmo título, se polemiza com um dos leitores. Para mim, que na altura tinha 15 anos, bem que devo ter tido alguma dificuldade em entender o texto na totalidade. Ei-lo.







Entre uma capa com uma figura do Jazz e um longo texto sobre Música Ligeira, opto pelo Jazz para a sugestão de audição de hoje. Ornette Coleman (1930-2015), figura proeminente das experiências mais de vanguarda do Jazz, ficará para sempre ligado ao chamado Free Jazz do qual foi um dos principais criadores. 

É de 1970 o álbum compilação "The Art of the Improvisers" com temas gravados de 1959 a 1961, entre eles consta "Moon Inhabitants" (1960) com uma formação de luxo, ei-la: Ornette Colleman (Saxofone), Don Cherry (Trompete), Charlie Haden (Baixo) e Ed Blackwell (bateria).



Ornette Coleman - Moon Inhabitants

Sem comentários:

Enviar um comentário