domingo, 15 de janeiro de 2023

Bill Callahan - Coyotes

  Algumas memórias de 2022


Num ano que não me pareceu particularmente interessante, estava à espera que a paragem devida ao COVID 19 desse azo a uma maior quantidade/qualidade/criatividade de publicações ou talvez isso ocorra em 2023, eis um conjunto de disco que de alguma forma foram objecto de alguma atenção pela minha parte.

Alguns com passagem rápida outros mais longa ao ponto de os adquirir. Uma boa parte deles de figuras já conhecidas do panorama musical actual e já com um histórico bem significativo. Ei-los, sem nenhuma ordem em especial:

Beach House - Once Twice Melody
Cat Power - Covers
Big Thief - Dragon New Warm Mountain I Believe In You
Meskerem Mees - Julius
ElvisCostello - The Boy Named If
Calexico - El Mirador
Rosalía - Motomami
The Weather Station - How Is It That I Should Look at the Stars
ArcadeFire - We
The Smile - A Light for Attracting Attention
Angel Olsen - Big Time
Mary Halvorson -Amaryllis 
Björk - Fossora
Naima Bock - Giant Palm
Bill Callahan - YTI⅃AƎЯ
Brian Eno - ForeverAndEverNoMore
Weyes Blood - And in the Darkness, Hearts Aglow
The Unthanks - Sorrows Away

Porque mereceram e merecem uma atenção especial, eis algumas das minhas preferências. Para hoje Bill Callahan e o álbum "YTI⅃AƎЯ".


Edição europeia em CD com a ref: DC859CD





Bill Callahan não é um novato nem um desconhecido que agora se revela, bem pelo contrário conta já com uma carreira bem consolidada inicialmente conhecido como Smog, e em nome próprio a partir de 2007, cujas primeiras gravações datam da década de 90.

Produzindo um música nas fronteiras do Folk-Rock, Folk aqui, um pouco de Blues ali, alguns elementos de Jazz acolá e uma voz bem profunda, a lembrar por vezes Bonnie 'Prince' Billie e um acompanhamento bem competente pleno de intuição e devidamente contido, arrisco-me a afirmar que Bill Calahan produziu aos 56 anos o seu melhor trabalho. "YTI⅃AƎЯ" é para ouvir, ouvir, ouvir... por muitos e bons anos.

(Ao vivo teremos a oportunidade de ver Bill Callahan a 15 de Abril, no Theatro Circo, em Braga. A não perder)



Bill Callahan - Coyotes

Sem comentários:

Enviar um comentário