Os Meses do Ano em Canção
"January Man" é uma canção do ano de 1970 escrita e interpretada a cappela por Dave Goulder, cantor inglês de tradição Folk. Rapidamente conheceu outras interpretações e novas roupagens o que se tem prolongado até aos nossos dias. Dessas, relevo algumas de que gosto particularmente, por ordem cronológica: Martin Carthy (1971, álbum "Landfall"), Bert Jansch (1973. álbum "Moonshine"), Rachel Unthank & The Winterset (2005, álbum "Cruel Sister"), Steeleye Span (2019, álbum "Est'd 1969").
A escolha recai sobre Bert Jansch.
Bert Jansch (1943-2011) foi uma das figuras mais importantes na recuperação da música tradicional britânica que ocorreu nos anos 60/70 do século passado. Quer a solo (primeiras gravações datam de 1965), em parceria com John Renbourn (ouça-se "Bert and John" - 1966) e nos seminais Pentangle (em particular na formação inicial de 1968 a 1972),
Edição em CD, com a ref: EARTHCD005, de 2015 |
O primeiro álbum a solo de Bert Jansch após a dissolução dos Pentangle em 1972 foi o álbum "Moonshine" publicado no ano seguinte e conforme se pode ver pela etiqueta da imagem da capa do CD contou com a colaboração de excelentes músicos do Folk-Rock britânico. Um álbum menos considerado na discografia de Bert Jansch mas, com certeza, bem adiantado no tempo.
É nele que se encontra a versão de "January Man" que é a proposta para hoje.
Apreciem a sua voz profunda, a maneira única de tocar guitarra que o tornaram
um dos músicos mais apreciados por muitos outros músicos daquela época.
Bert Jansch – January Man
Sem comentários:
Enviar um comentário