terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Wings - Give Ireland Back to the Irish

Canções que se ouviam no ano de 1972


A missão Apolo 17 descobre, na lua, rochas cor de laranja; Nos Estados Unidos rebenta o escândalo Watergate, Nixon visita a China; Nas olimpíadas de Munique 11 atletas de Israel são mortos por guerilheiros árabes, morrem os atletas e os raptores são igualmente mortos, agora por comandos alemães; Conflito tribal no Burundi faz milhares de mortos; Em Paris morre Maurice Chevalier; A Irlanda do Norte vem para as primeiras páginas dos jornais pelos piores motivos, eram os acontecimentos do “Bloody Sunday” ocorridos a 30 de Janeiro de 1972.


Capa da edição portuguesa - https://www.discogs.com/


A música toma partido. Em protesto, Paul McCartney grava “Give Ireland Back to the Irish” que é banida das rádios no Reino Unido e é, claro, nº 1 na República da Irlanda. Por cá, “Give Ireland Back to the Irish” passava na nossa rádio e o Single era editado, na contra-capa lia-se:
"Quando os Beatles se separaram, perdeu-se um grupo que marcou uma viragem espantosa na música pop em todos os tempos. Poesse motivo os 4 elementos do extinto grupo acarretavam com enormes responsabilidades, quando individualmente viessem, como aliás aconteceu, a fazer música.
Todos gravaram com maior ou menor êxito, dando, no entanto, a sensação de que a solo nunca se projectariam como quando em conjunto.
Depois das primeiras gravações individuais PAUL McCARTNEY resolve formar o seu grupo.
Chama-se WINGS e tem como elementos, a sua mulher LINDA McCARTNEY, o bateria DENNY SEIWELL e ainda porventura a melhor aquisição - DENNY LAINE que pertenceu à fundação dos famosíssimos Moody Blues.
Este é o primeiro single do grupo WINGS e para os mais saudosistas podemos já dizer que nele se vislumbram reminiscências do som dos Beatles"


 Eram os Wings de Paul McCartney, "para os mais saudosistas" aqui vai "Give Ireland Back to the Irish".




Wings - Give Ireland Back to the Irish

Sem comentários:

Enviar um comentário