domingo, 29 de dezembro de 2019

Carl Orff - Fortuna Imperatrix Mundi

Carl Orff  (1895-1982) foi um compositor alemão. "Carmina Burana" é a sua obra mais conhecida, foi composta nos anos de 1935, 1936 a partir de uma selecção de textos medievais cuja temática é tão actual então como agora, os prazeres do regresso da primavera, o vinho, o sexo, o amor, a luxúria, o jogo, a riqueza e a fortuna são temas abordados nesses textos que Carl Orff magistralmente musicou.

Regularmente gravado e editado pelas mais diversas orquestras e coros, possuo duas edições em vinil, a mais recente é a de 1980, então gravada por Riccardo Muti que dirigia a Philharmonia Orchestra London.
Disponível no Youtube pequeno vídeo onde Riccardo Muti recorda que o próprio Carl Orff assistiu em Berlin à sua "performance" e que o terá levado a introduzir pequenas alterações nesta sua obra.


Edição portuguesa de 1980 com a ref: 11C 071-03578

A segunda é uma edição alemã, de 1977, da Deutche Grammophon, originalmente editada em 1961, interpretada pala Orquestra Sinfónica da Rádio sediada em Leipzig, Runfunk-Sinfonie-Orchester Leipzig, dirigida por Herbert Kegel.


Edição alemã da Grammophon com a ref: 2535 275


Ontem 28 de Dezembro, tive o prazer de assistir a um belo espectáculo multimédia pela companhia catalã La Fura dels Baus na sua versão cénica da obra de Carl Orff.





"Para Carlus Padrissa, membro fundador e diretor da companhia, Carmina Burana, de Carl Orff, é provavelmente a mais importante obra musical do século XX. "Os Fura dels Baus criaram um espetáculo com fortes quadros cénicos, capazes de transmitir toda a emoção poética dos textos que, apesar de terem mais de 800 anos, falam de desejo, e nos remetem à essência da espécie humana"."
lê-se em https://www.cmjornal.pt/.







Do final recorda-se "Fortuna Imperatrix Mundi"



Carl Orff - Fortuna Imperatrix Mundi

Sem comentários:

Enviar um comentário