quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Carly Simon - Antecipation

Canções que se ouviam no ano de 1972


Com os álbuns "Anticipation" (1971) e "No Secrets" (1972) Carly Simon construiu as bases sólidas para uma carreira que iniciada ainda na década anterior se prolongaria até aos nossos dias. Bem alicerçada na suas capacidades interpretativa e de escrita tão peculiares, Carly Simon tornou-se uma referência na área do Soft-Rock. São daqueles anos canções tão significativas como "Anticipation", "You're So Vain", "The Right Thing to Do" e "We Have No Secrets", são daquelas canções que parecem que os anos não passaram e que se ouvem hoje com todo o prazer como se tivessem acabado de sair.



Capa da edição portuguesa - https://www.discogs.com/


"Antecipation", a canção fazia parte do álbum com o mesmo nome é portanto uma canção de 1971, no entanto, foi em 1972 que mais se ouviu, em particular por cá pois o seu lançamento em Single é deste ano. Transcrevo o texto na contra-capa do disco:
"«Nasci no seio duma família com acentuadas tendências musicais», afirma Carly Simon. «A minha mãe cantava «Lullaby e Goodnight» até ao romper do dia, enquanto que o meu pai tocava ao piano «Chopin e Beethoven». Minha mãe abandonou «Lullaby» na altura em que começou a ensinar-nos a todos (3 raparigas e 1 rapaz) Gershwin; meu pai dedicava-se aos clássicos: iniciou-nos com Wagner. Decididamente, um conflito de interesses».
Mas, o conflito avolumou-se quando Carly entrou para a escola. Pete Seeger foi o seu primeiro professor de música. «Canções folclóricas infantis acerca de galos cantando «cocoricó», era o que levavamos para casa aos nossos pais que, então, se dedicavam mais profundamente a «Cole Porter» e a «Stravinsky». Carly pensa que a sua carreira foi moldada de acordo com a diversidade de estilos musicais que experimentou quando criança.
«A minha irmã mais velha tornou-se cantora de ópera. Grande satisfação para o meu pai! Eu e a minha outra irmã dedicamo-nos ao «folk». Gravámos juntas vários álbuns».
«Porém, minha irmã casou e eu fiquei sozinha com as minhas canções e com o enorme desejo de gravar para a ELEKTRA. Surgiu, então, o meu primeiro álbum para esta marca, intitulado «Carly Simon»; e, como é de supor, os seus sons e estilos são dos mais diversos - «folk», «pop», «clássicos», «rocknroll».
Carly planeia um segundo álbum [talvez cá o 2º álbum só tenha sido editado depois deste Single] para a Elektra e dedica, portanto, grande parte do seu tempo a escrever novas e melhores canções.
Mas, por agora, escutemos atentos a sua voz neste disco!"


Carly Simon, em meu entender uma cantora subestimada a merecer melhor reconhecimento.




Carly Simon - Antecipation

Sem comentários:

Enviar um comentário