segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

The Pipes and the Drums and the Military Band of the Royal Scots Dragoon Guards - Amazing Grace

Canções que se ouviam no ano de 1972


Num ano cheio de Pop, de Rock das mais diversas matizes Rock Progressivo, Soft-Rock, Glam-Rock, Folk-Rock, todos bem representados em 1972, algo de inesperado, fora de todos estes contextos, surpreendeu, em particular no Reino Unido, as tabelas de vendas e impôs-se como a mais vendida do ano, foi "Amazing Grace" e a interpretá-la estava The Pipes and the Drums and the Military Band of the Royal Scots Dragoon Guards. Nem mais, 9 semanas no Top 10, 5 das quais em primeiro lugar.
Como o nome indica trata-se das "Pipes and Drums" do regimento de cavalaria escocesa do exército britânico e é desta improvável formação que muitos países se renderam à sua versão de "Amazing Grace".


Capa da edição portuguesa - https://www.discogs.com/


"Amazing Grace" é segundo a Wikipédia um hino cristão do século XVIII e tornada popular no revivalismo Folk dos anos 60. Já tive ocasião para a recordar na voz de Judy Collins (1970) mas também na de Mahalia Jackson (1947) mas muitas, muitas mais do mundo da música popular se fizeram ouvir dos anos 60 até hoje. Destaco a de Rod Stewart em 1971.
Hoje ficamos com a irresistível versão que assaltou as rádios e os Top no ano de 1972, ora ouçam.




The Pipes and the Drums and the Military Band of the Royal Scots Dragoon Guards - Amazing Grace

Sem comentários:

Enviar um comentário