sábado, 7 de dezembro de 2019

Neil Young - Heart of Gold

Canções que se ouviam no ano de 1972

1972 foi o ano de consagração de Neil Young. Se bem que não fosse um ilustre desconhecido, tinha-se destacado, a par de Stephen Stills, nos Buffalo Springfield entre 1966 e 1968, tinha ganho notoriedade quando se juntou aos Crosby, Stills and Nash, acrescentando o seu nome ao grupo (Crosby, Stills, Nash and Young no período 1969-1970) com todo os sucesso que foi "Déjà Vu". Também a solo ou com os seus Crazy Horse já tinha publicado três álbuns bem vistos pela crítica e pelo público mais atento.
Mas é finalmente em 1972 com a publicação de "Harvest", esse disco tão querido dos fãs de Neil Young, que ele atinge camadas mais alargadas de público e uma projecção internacional maior.
Já o disse e reafirmo "Harvest", o 4º álbum a solo editado em 1972, era um disco eclético onde se podem encontrar diferentes matizes sonoras que estariam na génese das diferentes abordagens, do Folk ao Rock, que Neil Young iria ter ao longo da sua carreira.


Capa da edição portuguesa - https://www.discogs.com/


"Heart of Gold" era a canção chave e que ficou como uma das canções incontornáveis e mais conhecidas da sua longa e prolífera carreira. Felizmente bem divulgada no nosso país, assim como outras canções do mesmo álbum, concretamente no programa "Página Um", foi a única canção a alcançar o primeiro lugar no seu país de origem, Canadá, e no país em que se fixou, os Estados Unidos.
"Heart of Gold" uma das mais bonitas recordações de 1972.




Neil Young - Heart of Gold

Sem comentários:

Enviar um comentário