quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Elton John - Rocket Man

Canções que se ouviam no ano de 1972

Tenho sido bastante crítico de Elton John no que diz respeito à sua produção discográfica de 1972 em diante, com algumas excepções. Talvez exagere e não possa desconsiderar tão facilmente o que ele gravou de 1972 até hoje, mas a razão principal estará na qualidade fora do vulgar dos 3 álbuns de estúdio ("Elton John", "Tumbleweed Connection" e "Madman Across The Water") editados em 1970/71, do álbum ao vivo "17-11-70" publicado em 1971 e da excelente banda sonora do filme "Friends" também surgida naquele ano.
Direi que fiquei esmagado pelo que dele ouvi em tão curto espaço de tempo e que não estava preparado para o que de seguida vinha.

E se aqueles trabalhos foram bem recebidos pela crítica especializada, também é verdade que a vasta popularidade de Elton John só começou a verificar-se após 1972. Contradição, ou não, foi quando me pareceu encontrar Elton John menos inspirado, diria mais vulgar.


Capa da edição portuguesa - https://www.discogs.com/


Estavam ainda frescos os sons de "Madman Across The Water" quando em 1972 surge o Single "Rocket Man" e posteriormente o álbum "Honky Château". Não apreciei, nem um nem o outro, coincidência, ou não, a colaboração com arranjador Paul Buckmaster tinha terminado. O facto é que com este álbum e seguintes que atingem o 1º lugar das tabelas de vendas quer em Inglaterra quer nos Estados Unidos.

"Rocket Man" é ainda hoje uma das canções de Elton John mais facilmente reconhecidas dando mesmo o nome ao filme deste ano sobre aqueles anos da sua carreira. Acabei de ver o filme e os receios confirmaram-se, filme fraco a explorar a homossexualidade de Elton John até ao tutano e musicalmente menos atraente do que por exemplo "Bohemian Rhapsody" sobre Freddy Mercury.




Elton John - Rocket Man

Sem comentários:

Enviar um comentário