domingo, 14 de dezembro de 2014

The Chiffons - He's So Fine

Nesta passagem pelos grupo vocais negros femininos dos EUA, do final dos anos 50 início dos anos 60, a escolha, desta vez, vai para um grupo que, pese a sua longevidade, não teve um grande reconhecimento fora das fronteiras dos EUA.
The Chiffons é o nome de um grupo que emergiu na cena musical Pop negra no início dos anos 60 tendo efectuado gravações no período que vai  de 1963  a 1967. Várias foram as edições que conheceram o sucesso e que chegaram aos primeiros lugares das tabela.
A primeira foi uma versão de "Tonight's the Night", ainda em 1960, logo após a gravação do original pelas The Shirelles. Só em 1963 aparece o primeiro grande êxito, com a canção seleccionada para hoje "He's So Fine". "He's So Fine" foi nº 1 nas tabelas de Pop Music e Rhythm'n'Blues, outros se seguiram como "Will You Love Me Tomorrow" da dupla Gerry Goffin/Carole King, também anteriormente gravado pelas The Shirelles, "One Fine Day", "I Have a Boyfriend" e "Sweet Talkin' Guy".
Mas agora o interesse vai para  "He's So Fine", primeiro ainda o convite para lembrar George Harrison e o seu "My Sweet Lord".




Pois é! "My Sweet Lord é um plágio de "He's So Fine" êxito das The Chiffons em 1963 e embora George Harrison defendesse que não foi intencional não se livrou do pagamento de pesada multa. Em 1975, aproveitando a onda, as próprias The Chiffons gravam a sua versão de "My Sweet Lord", mas o seu sucesso já estava longe.
Altura para voltar a "He's So Fine" e acompanhar The Chiffons com "doo-lang, doo-lang" e fingir que estamos em 1963.



The Chiffons - He's So Fine

Sem comentários:

Enviar um comentário