terça-feira, 23 de dezembro de 2014

John Lennon - Give Peace a Chance

Há 45 anos, The Beatles aproximavam-se a passos largos do fim. No Verão de 1969 gravaram o último álbum, por sinal o excelente "Abbey Road". A influência de Yoko Ono sobre John Lennon acentuava-se, torna-se presença assídua nos estúdios de gravação, muitos acusam-na de ser a principal causa do fim dos The Beatles.
Depois das experiências vanguardistas:
"Unfinished Music Nº1: Two Virgin" (1968),
"Unfinished Music Nº2 - Life With Lions" (1969),
"Wedding Album" (1969)
Lennon e Yoko formam em 1969 a Plastic Ono Band e aparecem ao vivo no Rock'n'Roll Revival Festival de Toronto. Estão presentes os heróis da juventude de John Lennon: Bo Diddley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e Little Richard. Yoko Ono é apresentada ao mundo da música.
A primeira gravação do grupo é a conhecida "Give Peace a Chance" que interpretaram no referido Festival a 13 de Setembro de 1969.



(reconhecer Eric Clapton, nesta altura, também nos amigos da Plastic Ono Band)

"Give Peace a Chance" seria o primeiro "Single" gravado por um dos elementos dos The Beatles, com a banda ainda no activo. A ideia surgiu no "Bed-In" de lua-de-mel de Lennon e Yoko quando à pergunta de um jornalista sobre o que é que ele pretendia com aquela representação, ele respondeu: "All we are saying is give peace a chance". Assim seja!
A gravação de "Give Peace a Chance" foi efectuada num quarto de Montreal na presença de dezenas de jornalistas e personalidade do movimento hippie de então (Timothy Leary e Allen Ginsberg entre eles).


John Lennon - Give Peace a Chance

Sem comentários:

Enviar um comentário