A década de 60 na música negra norte-americana é indissociável da etiqueta Tamla-Motown. Deve-se à Tamla-Motown a conquista em definitivo do mercado branco, com crescentes hits nas tabelas Pop de muitos músicos negros. A Tamla-Motown seria responsável pela criação de um estilo identificado como o som Motown, um estilo de Soul resultante da simbiose bem conseguida do Rhythm'n'Blues, do Gospel e harmonias bem produzidas da música Pop. A lista de cantores a alcançar o estrelato é enorme, eis alguns:
Diana Ross, The Supremes, The Jackson Five, Smokey Robinson & The Miracles, Stevie Wonder, Marvin Gaye, The Temptations, etc., etc., etc.
Vamos começar por Stevie Wonder que não precisa de apresentações. Recordar apenas que, em 1961, com apenas 11 anos assina pela Tamla-Motown e que aos 13 anos tem o seu 1º lugar nas tabelas de música norte-americanas com a gravação ao vivo de "Fingertips".
Mas a primeira gravação de Stevie Wonder, ou melhor Little Stevie Wonder, foi ainda em 1962 com o Single
"I Call It Pretty Music, But... the Old People Call It the Blues" que escolhi para audição. No lado A, "I Call It Pretty Music, But... the Old People Call It the Blues" a primeira parte, no lado B, a segunda.
Stevie Wonder - I Call It Pretty Music, But... the Old People Call It the Blues Part 1
Sem comentários:
Enviar um comentário