domingo, 21 de dezembro de 2014

Pop Five Music Incorporated - Overture /Jesus, Alegria dos Homens

O ano de 1969 veria o aparecimento do primeiro álbum gravado por um grupo Pop/Rock da cidade do Porto. Foi em Novembro de 1969, fez agora 45 anos. Foram os Pop Five Music Incorporated que por aqui já passaram a propósito de "Page One".
O álbum de nome "A Peça" aparece, ilusoriamente, dividido em actos:
Prelúdio
Acto I (Soft)
Acto II (Crescendo)
Acto III (Climax)
Finale (Histerial)

O LP não contém qualquer original sendo uma amálgama interessante de composições: Traffic, The Beatles, Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, Bee Gees e até Bach, estão presentes.
Numa altura em que a influência da música clássica/barroca se fazia sentir em grandes grupos como The Nice, The Moody Blues, Procol Harum, cá também não ficámos imunes.
O LP começa com "Overture" seguido de "Jesus, Alegria dos homens", arranjo de uma cantata de Bach.




Luís Vareta, baixo e voz do grupo, afirmava à revista "mundo da canção":
"O nosso repertório é o mais progressivo que conheço (quem toca King Crimson, Jeff Beck, Chicago, Keef Hartley, Blood Sweat and Tears, Renaissance, etc., no nosso país?). Sempre evitámos a música bubblegum e agora, mais do que nunca, preocupamo-nos em satisfazer o nosso interesse na heavy music, nas correntes mais adiantadas da música pop mundial."

Em período natalício e passados 45 anos da edição de "A Peça" é com a "Overture" e "Jesus, Alegria dos Homens" que terminamos.


Pop Five Music Incorporated - Overture /Jesus, Alegria dos Homens

Sem comentários:

Enviar um comentário