quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

José Almada - Vento Irado

É indispensável. Aqui fica mais uma passagem por José Almada.

A simplicidade dos acordes, a riqueza e austeridade dos arranjos de Pedro Osório, as belas poesias escolhidas, aliadas a uma superior interpretação fazem do LP "Homenagem" de 1972 um disco absolutamente essencial na historiografia da música popular portuguesa.
Antes, tinham sido editados 2 EP, sendo ao 2º, também de 1972, que recuperamos "Vento Irado". Nesse tempo, mesmo não se considerando um cantor de intervenção, José Almada vê este seu "Vento Irado" ser censurado pelo regime. Disse José Almada:
"Alguém me chamou como o "trovador dos mendigos" e isso não agradou a muita gente pois não convinha alertar muito a ideia, na altura, de haver tanta pobreza." Em 2009 dizia-me José Almada: "Já o segundo disco que eu gravei antes do Homenagem, o Vento Irado, não teve a mesma sorte e foi mesmo cortado, foi um grande prejuízo, não se vendeu e não o passavam na rádio"



De "Vento Irado":

"Sacodem-me o pensamento
os silvos do vento irado
que à porta está batendo
é como um cedro roído
quando parte em silêncio
Minha alma está sofrendo"




"Homenagem" e restante discografia de José Almada a merecer urgente reedição!



José Almada - Vento Irado

Sem comentários:

Enviar um comentário