quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Richard and Linda Thompson - I Want to See the Bright Lights Tonight

Uma boa parte da música popular (em todas as suas variantes) é relativamente fraca, para não dizer mesmo má. Uma muito larga fatia de grupos ou solistas, mesmo (ou particularmente) aqueles que conheceram o topo da popularidade (leia-se top de vendas), é destituída da mais elementar qualidade. Músicas fáceis, cantaroláveis, com refrões de ficar no ouvido prolife(ra)am por todo o lado: rádio, televisão, discotecas, concertos. Consomem-se num Verão e deitam-se fora no Outono, qual pastilha elástica. Os seus autores/interpretes assim como são idolatrados, assim são rapidamente esquecidos.

A questão é que há tanta, tanta música popular editada, nas suas múltiplas matizes, que extirpando-a de tudo o que é menor, corriqueiro e passageiro... o que sobra ainda é, para nosso deleite, muito e impossível de conhecer na totalidade.
E depois há um número restrito de músicos que sem conhecerem os top da popularidade são possuidores de uma carreira absolutamente ímpar e de uma importância singular a merecerem figurar na história pelo contributo no desenvolvimento de determinado género musical. Richard Thompson é um deles.

Richard Thompson, actualmente com 65 anos, é um destacado músico britânico a merecer o reconhecimento por uma imensa minoria que o segue desde os idos anos 60.
Elemento nuclear das primeiras formações dos Fairport Convention com quem gravaria os 5 primeiros essenciais álbuns entre 1968 e 1970, partiria de seguida para uma aventura musical, primeiro com a esposa Linda Thompson (1974 a 1982) e depois a solo, que se prolonga até aos nossos dias. Eminente e distinto guitarrista, invulgar escritor de canções, possuidor de uma riqueza interpretativa consolidada ao longo dos anos, é o destaque maior do chamado Folk-Rock, do qual foi, desde os anos 60, então ainda adolescente, um dos principais criadores.
Do álbum "Fairport Convention" de 1968, ao último registo a solo "Electric" de 2013 (não considerando a revisão "Acoustic Classics" de 2014) é difícil a escolha de uma canção para este Regresso ao Passado. Assentando no critério de temas a fazerem 40 anos ficamos com "I Want to See the Bright Lights Tonight" do admirável álbum homónimo de 1974, então assinado por Richard and Linda Thompson; um álbum maior num ano menos interessante no que concerne à música popular.




A 2 de Março de 2013 João Lisboa terminava a habitual crónica na revista Actual, do jornal Expresso, assim: "Richard Thompson poderá viver até aos 100 anos, mas já esperámos tempo de mais para o ver."
Para quando Richard Thompson em Portugal?
Por enquanto ficamos com "I Want to See the Bright Lights Tonight".



Richard and Linda Thompson - I Want to See the Bright Lights Tonight

Sem comentários:

Enviar um comentário