Sem dúvidas um dos mais interessantes conjuntos nos idos anos 60. A qualidade da Filarmónica Fraude foi inversamente proporcional à sua duração (cerca de 1 ano), tempo suficiente para gravarem o LP "Epopeia", 2 EP e ficarem para a história.
Já lá vão mais de 45 anos que saiu no 1º EP da Filarmónica Fraude a canção "Flor de Laranjeira".
É a audição das recolhas de música tradicional portuguesa feitas por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça que vai motivar, conforme é relatado em "E Tudo Acabou em 69", a "construção de canções de cariz pop inspiradas na genuína música tradicional portuguesa."
"Flor de Laranjeira", crítica mordaz da sociedade da época, inspira-se "nas raízes da tradição musical portuguesa, vestindo-as com uma linguagem musical mais moderna e universal".
Quando o EP fez 40 anos António Pinho disse:
"A retratada noiva existiu mesmo, de uma família muito bem - dizia-se assim, quando referindo gente rica - o casório foi de espavento e estadão, mas a menina já ia grávida e as línguas desataram-se em bocas pequenas como calhandras, levantando poeira no adro da igreja. Hoje, não seria assunto para letra, mas nesse tempo foi para o que me deu.” em http://visao.sapo.pt.
Com música de Luís Linhares sobre motivo popular e letra de António Pinho ficamos com a saudosa "Flor de Laranjeira".
Filarmónica Fraude - Flor de Laranjeira
Sem comentários:
Enviar um comentário