sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ray Charles – I Got A Woman

Ray Charles foi, dos cantores negros surgidos na década de 50, o que alcançou maior consenso no diversificado mundo musical, quem alguma vez não ouviu e não ficou rendido a uma interpretação de Ray Charles? “I Got A Woman”, "Hallelujah! I Love Her So”, “Talkin’ About You”, “What’d I Say”, “Hit The Road Jack”, “I Can’t Stop Lovin’ You”, “Georgia On My Mind”, estão entre os êxitos perante os quais qualquer amante de música de certeza já ficou cativo.

"Poucos artistas conseguiram como ele entusiasmar um público composto por pessoas tão diferentes (como no Olympia, que esteve cheio oito dias seguidos em 1963). Durante um concerto deste feiticeiro da soul music, ninguém (fan de rock, apaixonado do blues, «iluminado» do gospel, obcecado do boogie, admirador da country ou afeiçoado da romanza) consegue resistir àquela voz raivosa ou acariciante, rouca ou brilhante, por vezes arranhada, quase dilacerada, sempre perturbadora, vibrante, quente.” em Os Grandes Criadores de Jazz.

Ray Charles (1930-2004) efectuou as primeiras gravações ainda no final da década de 40, mas terá que esperar por 1955 para alcançar, pela primeira vez, o 1º lugar das tabelas de Rhythm’n’Blues com a canção “I Got A Woman”.
“I Got A Woman” é uma canção que conheceu dezenas de versões, sendo a melhor, entre as que conheço, mas distante do original, a efectuada por Al Kooper, em 1970, para o álbum “Easy Does It”. Al Kooper músico de estúdio que acompanhou Bob Dylan, foi um dos músicos da formação original dos Blood, Sweat & Tears tendo em 1969 iniciado carreia a solo. A versão de “I Got A Woman” é simplesmente espantosa e é a não perder (solo de piano incluído), uauh!



Numa mistura de Gospel, Jazz e Blues o original de Ray Charles, gravado no final do ano de 1954, “I Got A Woman” tinha todos os ingredientes que estiveram na origem do Rock’n’Roll.


Ray Charles – I Got A Woman

Sem comentários:

Enviar um comentário