sábado, 13 de maio de 2017

Sobre a Evolução das Formas Musicais - Fernando Lopes Graça

Publicado nos Cadernos Culturais «Inquérito» dirigidos por Eduardo Salgueiro com o nº 48, "Sobre a Evolução das Formas Musicais" é a 2ª edição do trabalho de Fernando Lopes Graça sobre, como o nome indica, a evolução das formas musicais ao longo do tempo. Não confundir com "progresso", conceito que Fernando Lopes Graça deixa para as "conquistas sociais" e para as "relações sociais". No que diz respeito às artes e à música em particular Fernando Lopes Graça rejeita a ideia de "progresso musical" que a própria expressão "evolução das formas musicais" pode induzir, defendendo:
"O que se trata, antes de mais nada, é de rejeitar a ideia de progresso em arte. E muito justamente. Cada época tem a sua sensibilidade e os seus ideais próprios ..." pelo que "... não podemos afirmar que tal ou tal época artística realiza um progresso sobre a antecedente ou as antecedentes, nem, logicamente, postular juízos de valor absoluto a respeito das obras de arte representativas da sua época em referência à de outras épocas."





"Sobre a Evolução das Formas Musicais" aparece  em 3ª edição em Opúsculos (1) com o nome "Breve ensaio sobre a evolução das formas musicais" e aqui ontem referenciada.

A 2ª edição, que agora lembramos, é de 1959 e custou, ao meu pai, 10$00, cerca de 5 cêntimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário