segunda-feira, 22 de maio de 2017

Chuck Berry - School days

Textos sobre música na revista "Vértice"

Talvez a primeira abordagem ao Rock'n'Roll pela revista "Vértice" esteja no artigo de hoje, saiu no nº 165 de Junho de 1957 e intitulava-se "Rock'n'Roll e Estética" e aparecia no espaço "revista da imprensa".




Tratava-se de um texto que "Com este título, publicou Mário Barata, no suplemento Artes Plásticas, do Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, em 17 de Fevereiro, um curioso embora discutível artigo, que seguidamente transcrevemos, com a devida vénia:"

Insurgindo-se contra "O acto do Juiz de Menores proibindo o Rock'n Roll"  coloca-se "ao lado dessa manifestação de exuberância atlética, verdadeira aula de educação física, que erradamente foi considerada imprópria para menores."
E avança: "Se há exemplo de dança decente, ele está no Rock’n Roll. Os pares ficam separados e quando se toca na dama é para enviá-la a maior distância. Nada de sexo, nessa dança leccionada por professores de educação física. Comparem-na com o agarramento dos blues, sambas e boleros, tão do agrado dos ambientes à meia luz. E voltem a liberar, nos salões, essa dança da moda, entre os jovens de 15 anos e os adultos da mesma idade..., dança cujo nome brasileiro deveria ser — propomos — «suadouro»."




E terminava: "Que o ilustríssimo e meritíssimo senhor juiz de Menores proíba as guerras e a miséria, pois o Rock'n'Roll poderá ser dançado até nas escolas maternais. Nele, não reside o perigo." 


Depois da leitura completa que recomendamos, a sugestão de audição vai para, o bem apropriado, "School Days" de Chuck Berry (1926-2017) decorria, precisamente, o ano de 1957.



Chuck Berry - School days

Sem comentários:

Enviar um comentário