domingo, 28 de maio de 2017

Fernando Lopes Graça - Gabriela, Cravo e Canela

Textos sobre música na revista "Vértice"





É com a figura de Fernando Lopes Graça, que por diversas vezes já aqui identificado nos seus escritos para a revista "Vértice", que recuperamos mais um nº da revista, o nº 300 de Setembro de 1968. O texto não é de Fernando Lopes Graça, é assinado por António Marques da Silva, mas é sobre ele. Em concreto, sobre o seu último disco gravado com a Orquestra Sinfónica do Porto com as seguintes composições:
- Gabriela, Cravo E Canela
- Poema De Dezembro
- Cinco Estelas Funerárias (Para Companheiros Mortos):
Andante Non Troppo
Poco Pesante
Lento
Molto Lento
Andante Sostenuto
- Três Danças Portuguesas:
Fandango
Dança Dos Pauliteiros
Malhão










Depois de considerar que "A figura de Fernando Lopes-Graça é, no panorama actual da nossa música, verdadeiramente apaixonante, pois concorrem nele a ânsia de uma cultura viva, o conhecimento profundo da gente e da terra portuguesas." o artigo passa à análise do disco referido, julgando-o como "... a mais bela realidade da música portuguesa no decurso do ano."

Quanto ao tema "Gabriela, Cravo e Canela", agora escolhido para audição, a apreciação é a seguinte: "Já uma nota puramente sensorial é-nos dada na GABRIELA, CRAVO E CANELA numa total embriaguez dos sentidos, com laivos de histrionismo que até agora a nossa convivência com a obra do autor ainda nos não tinha proporcionado."

Espaço ainda para a discografia completa de Fernando Lopes Graça até àquela data.




Fernando Lopes Graça - Gabriela, Cravo e Canela

Sem comentários:

Enviar um comentário