segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dexter Gordon - Manhã de Carnaval

Textos sobre música na revista "Vértice"





Com o título "Sobre os festivais de Jazz..." publica a revista "Vértice" nº 285 de Junho de 1967 um artigo, assinado por A. J. Moura Marques, onde se releva as características de um Festival de Jazz e onde se fazem "Algumas considerações críticas sobre o 1º Festival Internacional de Jazz" ocorrido, em Coimbra, no Teatro Avenida a 3 de Maio, organização da Comissão Cultural da Queima das Fitas, com a colaboração do Clube de Jazz do Orfeon e patrocínio da embaixada dos EUA e da TAP.

Actuaram no Festival: Dexter Gordon, Jean Pierre Gebler, Dixieland Combo e o Quinteto do Clube de Jazz do Orfeon.





O destaque ia para Dexter Gordon (1923-1990), uma figura proeminente do melhor Jazz de então. Do artigo:
"O prato forte do Festival foi, no entanto, Dexter Gordon. E isto por várias razões. Primeiro pelo seu valor musical que, desde logo, foi aceite pacatamente e sem discussão. Segundo, pelo conhecimento das suas relações mais ou menos prolongadas com grandes nomes da história do Jazz, tais como Charlie Parker, Lionel Hampton e Louis Armstrong. Finalmente, por pertencer à raça que apadrinha com direito, toda a história e evolução musical do Jazz ao contrário dos que o antecederam, simples padrinhos por procuração."

Face à raridade de manifestações deste tipo termina o artigo:
"Deste modo, todos os que tiveram a sorte de o poderem ouvir, ficaram a conhecer toda a riqueza melódica e harmónica do Jazz contemporâneo que, não fora a existência de discos, raramente poderia ser ouvido por nós, portugueses."

É do ano de 1965 o álbum "Gettin' Around" onde vamos buscar a faixa de abertura "Manhã de Carnaval" uma versão muito "cool" da canção brasileira do final dos anos 50, a mostrar a popularidade que a Bossa Nova granjeava fora do Brasil.



Dexter Gordon - Manhã de Carnaval

5 comentários:

  1. Extraordinária a ausência de qualquer referência aos acompanhantes de Dexter Gordon. Quem seriam?
    Obrigado pelo post.
    JM

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  2. Extraordinária a ausência de qualquer referência aos acompanhantes de Dexter Gordon. Quem seriam?
    Obrigado pelo post.
    JM

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  3. Sim, sem dúvida. Não consegui apurar, mas talvez, tendo em conta as gravações de Dexter Gordon em 1967, nomeadamente o álbum ao vivo, na Dinamarca, "Take the "A" Train" a 21 de Julho de 1967, fosse acompanhado por: Kenny Drew, piano; Niels-Henning Ørsted Pedersen – bass e Albert Heath – drums. Fica a dúvida, se houver alguém que a tire....

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    1. Assisti a esse memorável 1° Festival Internacional de Jazz de Coimbra realizado no dia 3 de Maio de 1967 e, portanto, ao concerto do inolvidável saxofonista-tenor Dexter Gordon, nome cimeiro da corrente post-Bop, músico que ficou gravado para sempre nos anais da História do Jazz.
      Por razões de ordem financeira Dexter Gordon viajou sozinho, sem portanto vir acompanhado por qualquer secção rítmica, nem a que refere, nem a que imediatamente antes o acompanharam na sua deslocação
      aos USA no final de 1964
      constituída por Barry Harris (p.), Bob Cranshaw (cb.) e Billy Higgins (b.) até Junho de 1965, altura em que regressou à Europa onde já residia desde 1962.
      Com qualquer das duas secções teria sido ouro sobre azul... Quedámonos com a prata da casa, ou seja, com a secção rítmica do Quarteto de Jazz do Orfeon constituída pelo pianista Rui Ressurreição, pelo contrabaixista António Albuquerque e pelo bateria Joaquim Caixeiro que esforçadamente cumpriram com brio a missão.
      Rui Moutinho

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  4. Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Grandes recordações!!

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