Textos sobre música na revista "Vértice"
Com o título "Sobre os festivais de Jazz..." publica a revista "Vértice" nº 285 de Junho de 1967 um artigo, assinado por A. J. Moura Marques, onde se releva as características de um Festival de Jazz e onde se fazem "Algumas considerações críticas sobre o 1º Festival Internacional de Jazz" ocorrido, em Coimbra, no Teatro Avenida a 3 de Maio, organização da Comissão Cultural da Queima das Fitas, com a colaboração do Clube de Jazz do Orfeon e patrocínio da embaixada dos EUA e da TAP.
Actuaram no Festival: Dexter Gordon, Jean Pierre Gebler, Dixieland Combo e o Quinteto do Clube de Jazz do Orfeon.
O destaque ia para Dexter Gordon (1923-1990), uma figura proeminente do melhor Jazz de então. Do artigo:
"O prato forte do Festival foi, no entanto, Dexter Gordon. E isto por várias razões. Primeiro pelo seu valor musical que, desde logo, foi aceite pacatamente e sem discussão. Segundo, pelo conhecimento das suas relações mais ou menos prolongadas com grandes nomes da história do Jazz, tais como Charlie Parker, Lionel Hampton e Louis Armstrong. Finalmente, por pertencer à raça que apadrinha com direito, toda a história e evolução musical do Jazz ao contrário dos que o antecederam, simples padrinhos por procuração."
Face à raridade de manifestações deste tipo termina o artigo:
"Deste modo, todos os que tiveram a sorte de o poderem ouvir, ficaram a conhecer toda a riqueza melódica e harmónica do Jazz contemporâneo que, não fora a existência de discos, raramente poderia ser ouvido por nós, portugueses."
É do ano de 1965 o álbum "Gettin' Around" onde vamos buscar a faixa de abertura "Manhã de Carnaval" uma versão muito "cool" da canção brasileira do final dos anos 50, a mostrar a popularidade que a Bossa Nova granjeava fora do Brasil.
Dexter Gordon - Manhã de Carnaval
Extraordinária a ausência de qualquer referência aos acompanhantes de Dexter Gordon. Quem seriam?
ResponderEliminarObrigado pelo post.
JM
Extraordinária a ausência de qualquer referência aos acompanhantes de Dexter Gordon. Quem seriam?
ResponderEliminarObrigado pelo post.
JM
Sim, sem dúvida. Não consegui apurar, mas talvez, tendo em conta as gravações de Dexter Gordon em 1967, nomeadamente o álbum ao vivo, na Dinamarca, "Take the "A" Train" a 21 de Julho de 1967, fosse acompanhado por: Kenny Drew, piano; Niels-Henning Ørsted Pedersen – bass e Albert Heath – drums. Fica a dúvida, se houver alguém que a tire....
ResponderEliminarAssisti a esse memorável 1° Festival Internacional de Jazz de Coimbra realizado no dia 3 de Maio de 1967 e, portanto, ao concerto do inolvidável saxofonista-tenor Dexter Gordon, nome cimeiro da corrente post-Bop, músico que ficou gravado para sempre nos anais da História do Jazz.
EliminarPor razões de ordem financeira Dexter Gordon viajou sozinho, sem portanto vir acompanhado por qualquer secção rítmica, nem a que refere, nem a que imediatamente antes o acompanharam na sua deslocação
aos USA no final de 1964
constituída por Barry Harris (p.), Bob Cranshaw (cb.) e Billy Higgins (b.) até Junho de 1965, altura em que regressou à Europa onde já residia desde 1962.
Com qualquer das duas secções teria sido ouro sobre azul... Quedámonos com a prata da casa, ou seja, com a secção rítmica do Quarteto de Jazz do Orfeon constituída pelo pianista Rui Ressurreição, pelo contrabaixista António Albuquerque e pelo bateria Joaquim Caixeiro que esforçadamente cumpriram com brio a missão.
Rui Moutinho
Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Grandes recordações!!
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