Textos sobre música na revista "Vértice"
Neste nº 102, de Fevereiro de 1952, da revista "Vértice" mais um artigo de Fernando Lopes Graça, neste caso sobre Mozart, o titulo é "Mozart, Fragmento de uma Biografia".
O artigo, em memória a Bento de Jesus Caraça, que conforme diz Fernando Lopes Graça em nota "Destinava-se esta biografia à Biblioteca Cosmos, onde chegou a ser anunciada. Com a morte, porém, de Bento Caraça, o admirável orientador da Biblioteca, e a consequente suspensão desta, ficou o trabalho incompleto e sem probabilidades (ou nenhuma vontade da parte do autor) de ser terminado. Aqui fica o que dele se chegou a lançar ao papel como recordação de uma amizade e de uma colaboração de que a passagem dos anos não consegue desvanecer a saudade."
O trabalho seria então uma biografia de um dos mais admirados compositores clássicos, Wolfgang Amadeus Mozart, "...um dos mais extraordinários génios de que reza a história das artes." segundo o texto de Fernando Lopes Graça.
Eis, então o início da biografia que terá ficado incompleta.
Mozart (1756-1791), de vida curta, deixou uma longa obra amplamente aclamada, sinfonias, óperas e concertos encontram-se entre as suas obras mais conhecidas.
Escolhi para audição a abertura da ópera "Don Giovanni". Trata-se de uma caixa de 3 LP editada em 1984 pela EMI/His Master's Voice, com a Orquestra e Coro Philharmonia dirigida por Carlo Maria Giulini, custou 2320$00 ou seja aproximadamente 11,6€.
Mozart - Abertura (Don Giovanni)
Sem comentários:
Enviar um comentário