sexta-feira, 12 de maio de 2017

Fernando Lopes Graça - Canção da Vindima

Textos sobre música na revista "Vértice"

Desde sempre que me lembro da revista "Vértice".

Fazia o meu pai a assinatura desta revista tendo muitos exemplares resistido ao tempo. O mais antigo é o nº 43 de Janeiro de 1947 e tinha o preço de 7$50 (cerca de 4 Cêntimos).





Revista que, tanto quanto consegui apurar, terá tido o seu início em Coimbra em 1942 e durado até 1986, mantêm-se hoje, parece, em 2ª série com edição trimestral a partir de Lisboa.

"Revista de cultura e arte" assim se definia, tendo-se rapidamente transformado num espaço de resistência à ditadura. Entre estudos, críticas, publicação de poemas e contos e muito mais, encontrava-se por vezes algum artigo dedicado à música, a Popular, a Clássica o Jazz e até o Rock. É de alguns desses artigos que agora damos conta, acompanhados, com uma música alusiva.

Logo no referido nº 43 um texto de Francine Benoit intitulado"Canções populares portuguesas" sobre colecção de 24 canções de Fernando Lopes Graça (1906-1994) e o concerto na noite de 13 de Janeiro de 1947 nas Belas Artes com o autor e a cantora Arminda Correia (1903-1988).







Como termina o texto:
"as Canções Populares Portuguesas de Fernando Lopes Graça são muito mais do que devaneio de uns momentos; são uma tomada de consciência de um povo que pode, - ou podia, - ser forte e rico, como qualquer povo rico e forte."

Oportunidade para ouvir uma das canções citadas no artigo, "Canção da Vindima" (canção da Beira-Baixa aqui na interpretação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat).




Fernando Lopes Graça - Canção da Vindima

Sem comentários:

Enviar um comentário